Campanha para acabar com a Comic Sans

A campanha foi lançada pelo site Ban Comic Sans, lá você pode encontrar uma incrível estatística do uso indevido da fonte caso ela não seja banida dos computadores do mundo.😆
Tem também fontes de graça, uma lojinha que vende camisetas com o logo da campanha e download de adesivos, flyers e banners. Eu optei por não colocar aqui nenhum logo, banner, nada; porque todos foram feitos com a própria Comic, credo! A seguir o texto da campanha traduzido do site:

Em 1995 a Microsoft lançou a fonte Comic Sans, projetada em estilo de histórias em quadrinhos para ser usada em balões (como nos quadrinhos) com informações que servissem de ajuda em programas ou seja, na tela, como os balões daquele clipezinho chato que existe no pacote Office.

Desde então essa fonte tem sido usada nos contextos mais variados: logos de restaurantes, exames de faculdade, cartas comerciais, informações médicas, etc. Esses abusos difundidos por via impressa (lembrem-se, a fonte foi projetada para ser usada na tela) ameaçam corroer com séculos de história e estudos sobre tipografia.

Apesar de reconhecermos que a fonte pode ser apropriada em alguns casos específicos, a única maneira efetiva de por fim a essa epidemia do abuso é banir completamente a Comic Sans.

Entendemos que a escolha de uma fonte é uma questão de preferência pessoal e que muitas pessoas podem discordar da nossa posição. Entretando se você concorda, pode assinar a petição online para banir a Comic Sans.

Você pode também contribuir com suas fotografia na comunidade do Flickr Ban Comic Sans.

17 pensamentos sobre “Campanha para acabar com a Comic Sans

  1. Excelente iniciativa!!! E como apreciadora de hqs, penso que a fonte não merece nem a referência inclusa no título.

    Bora lá! BAn Comic Sans! Uhuuuu!

    😀

  2. Eu discordo com a atitude. Não se deve banir uma coisa destas, principalmente quando é arte. Eu já usei a font referida num trabalho sobre Banda Desenhada, em que ficou muito bem.

    Deveriam era criar uma campanha de sensibilização de estética em Tipos de Letras. E talvez criar um pack com fonts recomendadas e referir as situações para usar cada uma.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade,
      os caras num tem mais o que faze não?

      putz! to sem nada pra fazer!
      já sei vou criar uma campanha pra bani uma fonte da microsoft

      • Isso ai são DESIGNERS mimados pela Apple assim como existe a má utilização da Comic Sans existe da “Helvética, Univers, Bauhaus, Gothan…”, entre outras, sem saber a origem e sua essência nada ficará bom o bastante para determinado projeto!

  3. Precisamos definir bem o que é arte em um caso desses, porque a arte tem uma aplicação e busca uma estética apurada na maioria das vezes, no caso da comic sans, o “buraco” é mais embaixo.

    Porque eu digo isso? Porque quando se cria uma sensibilização tipográfica, nota-se claramente que a comic sans é problemática visualmente e até mesmo conceitualmente.

    É claro que é uma medida direta e afirmativa, mas pode ser uma base para o início de uma conscientização de que existem outras fontes (com o mesmo tipo de traço), que são melhores e mais bem fechadas. Quem trabalha com isso há algum tempo e é um pouco “xiita” deve adorar a iniciativa, estou tentado a concordar…

  4. Em primeiro lugar, independente do gosto pessoal de cada um, esta fonte não foi criada para ser utilizada em projetos de Design (com esse detalhe, já fica claro que ela nunca deveria ter saído da tela do computador).

    Em segundo lugar, pra quem gosta e tem interesse por tipografia de verdade, sabe que ela foi mal projetada. Suas linhas são mal feitas, seu kerning é totalmente desigual e defeituoso, entre outras coisas que só de olhar já causa um estranhamento na visão. Quero deixar claro que não estou desmerecendo trabalho de ninguém, porém é o mínimo para um projeto de Design uma família tipográfica de qualidade e que possua as características do projeto proposto, e a Comic Sans não é uma opção.

    No máximo, ela é uma falta de opção.

  5. sensibilizar?

    “a única maneira efetiva de por fim a essa epidemia do abuso é banir completamente a Comic Sans.”

    tá dito!


    Talvez um pouco radical para alguns e um método eficiente de eliminar equivoco para outros…
    Mas o estudo da tipografia é realmente a melhor solução.

    Flávia
    Sobredesign

  6. aff, foda-se a funçao dela, no msn TODO MUNDO USA ESSA POR** de fonte, sera que as pessoas nao tem outro estilo, ou sao todas paga paus uma das outras ?!?

    PELO O AMOR DE DEUS, qualquer lugar que voce entre tem essa MERDA DE LETRA _|_

    tem tantas outras fontes bonitas, o mundo nao é so feita de COMIC SANS >=/

    bom, falei !

  7. Bem… chegou-se ao ponto em que é politicamente correcto odiar-se a comic sans…
    Que em 35000 vezes a fonte só é usada correctamente uma vez – concordo, agora banir uma coisa que é utilizada indevidamente por pessoas que não são informadas o suficiente em tipografia ou são pura e simplesmente idiotas não é solução.

    A minha solução passa por banir os idiotas do mundo e uma restrição ao acesso á comunicação total por parte dos não informados.

    Os autores desse site provavelmente são “standard” – o site tem aquele ar trashy, despreocupado, sem taxa de esforço e sabem que que “ya…comic sans, lame!”. E vão vendendo umas t-shirts e uns pins com a tipografia que “odeiam”.

    Será que eles conseguem detectar diferenças entre Arial e Helvetica?

  8. Falácias apenas…
    Se usam a fonte impressa os pseudo puritanos tipógrafos querem reclamar de seu uso indevido, se usam no msn, para o fim a qual ela foi proposta, em tela, ainda reclamam. Será que voltamos a época da censura e não fui avisado? E daí que é kitsch, agora todos teremos que apreciar a Helvetica? É vergonhoso um site entitulado “Sobredesign” fazendo isso.
    Resumindo, falta do que fazer mesmo.

  9. Caro Andre,

    Nós do sobredesign não nos sentimos envergonhados tampouco acreditamos ser motivo de vergonha discutir design, seja de forma mais acadêmica ou engraçada (e polêmica) como é o caso da Campanha contra a Comics.

    Se você quis dizer com “É vergonhoso um site entitulado “Sobredesign” fazendo isso”, se esse ‘isso’ for discutir design, não estamos envergonhados e agradecemos sua participação, sua opinião enriqueceu a discussão.

    Mas se quando você disse “É vergonhoso um site entitulado “Sobredesign” fazendo isso” se referiu a campanha contra a Comic Sans, não somos nós os responsáveis.

    Acesse o link http://www.bancomicsans.com e mande um email para organizadores da campanha. Aviso: o site é repleto da dita-cuja fonte.

  10. O melhor que devemos fazer é simplesmente deletar do seu computador, primeiramente seria muito Difícil exclui definitivamente uma letra de Computadores quem nem você mesmo conhece…
    A letra Comic Ela pode ser uma “merda” mais não é porque uns acham isso que todos podem achar, Ela tem uma tipografia um pouco errada mais qualquer um erra e Se muitos gosta Problema de quem gosta, O designe é um pouco diferente sim usamos Letras, fazemos letras, mais em maioia das não não é necessário usar todas as letras inclusive use a comic quem quiser !
    Se alguém tiver falando com vc usando a letra Comic se não Você não estiver gostando é só mandar mudar a letra …..

    este Tipo de coisa é Muito “Raitex” Inclusive essas coisas geram muita políticas e opiniões diversificadas…

    O melhor que cada um deve fazer é ficar na sua e não usar a letra em designes porque realmente num fica nada bem ! fica um Estranho muito estranho, e fica um trabalho um meio estilo Muito usado! o que vocês devem fazer é deixar Queto o motivo deletar letra e criar sua próprias !

  11. Tenho buscado outras alternativas de fontes para quadrinhos e encontrado. Comics Sans foi sim muito usado pois é uma alternativa fácil, está aí, a mão.
    O melhor mesmo seria termos um programa de edição de fontes para banda desenhada. Aceleraria o processo. Fazer fontes a mão ainda é uma alternativa, mas não é muito competivo, pois com o computador. A competitividade aumentou muito. Surgiu artista gráfico em todo o canto com programas que auxiliam numa arte aceitável.
    O mundo visual ainda não se adaptou a isso. Por exemplo. Atualmente com as ferramentas disponíveis, uma pessoa pode colocar uma foto num programa grafico, e com um tablet, reproduzir esta foto com um resultado muito melhor do que antes poderiam fazer com papel vegetal. Além de ter filtros e geradores de efeitos de desenhos e pinturas sobre fotos.
    Como softwares são variados, os resultados são variados. Muitas vezes um trabalho de 5 minutos pode ter o mesmo resultado de um trabalho de 5 horas. Isso pesa na questão de valores.
    Comic Sans é fonte de Comics. Que precisa ser padronizada para passar informação com essa fonte de um micro para outro.
    E padronizar significa se tornar padrão… o que resulta num uso que ultrapassa a casa dos milhões.
    Vamos banir tambem o Time New Roman, estão abusando dela tambem.

  12. Nossa, que bobeira não acredito nisso tantas coisas mais significantes para se preocupar tem pessoas que perdem tempo em tirar “letrinha” de compuador aff…

    Totalmentee erradO aff…

    MTO TOSCO ISSOO

  13. Primeiro, uma pérola que vi:
    “Ela tem uma tipografia um pouco errada MAIS qualquer um erra”;
    (nem tanto pelo erro, mas a posição dele foi ótima!)

    Segundo, por favor parem de massacrar a pontuação, fica difícil até entender.

    Quanto ao assunto em questão, eu concordo com a proposta. O uso de Comic Sans abusivo é realmente um incômodo, aquela fonte não é adequada para tudo. Realmente, banir os idiotas seria o mais adequado, porém o mais perto que podemos chegar disso é banir a Comic Sans. Afinal, quem não é idiota e precisasse da fonte poderia arrumar ela ou uma semelhante na internet. Não é como se Comic Sans fosse a única fonte no estilo gratuita.

  14. Olha eu não tenho nada contra esse tipo de letra , no msn ela é a mais usada, concordo com a afirmação de que entre melhões de ocasiões onde é utilizada a comic sans poucas estão apropriadas. Porém BANIR já é de mais certo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s