Contraste Tipográfico I – Tamanho

Contrastes de tipos podem ser utilizados para aprimorar a comunicação, fazendo o leitor entender facilmente o que se pretende mostrar ou despertar interesse no texto devido ao visual do trabalho. 

➡ Abordaremos em próximos posts outros contrastes  – peso, estrutura, forma, direção e cor.

Tamanho

Para realmente haver contraste de tamanho, não adianta colocar um texto em corpo 12 e outro em 14. Isso só confude a leitura, o contraste deve ser óbvio.

 

Um outro recurso de contraste de tamanho, muito eficaz que chamará a atenção do leitor mesmo sem o texto estar num tamanho grande é, por exemplo, separar (distanciar) uma linha de texto de um bloco de texto — um bloco de texto maior que o outro. Mesmo que não esteja grande, o texto isolado em contraste com o bloco de texto desperta interesse na leitura.

 

O uso de texto em caixa-alta (maíusculas) não é recomendado por não ser tão legível quanto caixa-baixa.Se compararmos o uso dos dois modos em um espaço determinado, a vantangem do texto em caixa-baixa é que pode-se aumentar o tamanho da fonte muito mais do que em caixa-alta.

Alguns símbolos tipográficos como o ‘e’ comercial e as aspas, quando usados em tamanho muito grandes, torna o layout mais bonito e podem também serem usados como elementos decorativos em títulos ou repetidos durante o texto.

Tenha bom senso e lembre-se de aplicar as Regras Tipograficas para Melhor Legibilidade. Afinal, se você está criando um texto é porque pretende comunicar algo e a legibilidade é primordial.

Em breve outros contrastes tipográficos. 😉

Bibliografia: Design Para Quem Não é Designer – Robin Williams

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s