O que é artesanato?

Vamos por partes.

Fiz uma pequena pesquisa sobre o que seria artesanato e as definições para esta palavrinha me confundiram ainda mais a respeito do artesanato que nós (em terras brasileiras, pelo menos) conhecemos como tal.
Em primeiro lugar artesantato se caracteriza (nas minhas pesquisas, e você vai perceber que nem sempre condiz com a verdade) como um trabalho manual, exercido no âmbito doméstico, característico de certa região ou cultura local, de aparência rústica, de aspecto artístico associado à utilidade e não é produzido em série.

Opa!

Neste ponto já posso afirmar que artesanato não é design! Ou não? Não, talvez porque esteja confuso o que é artesanto. Pois essas características não se encaixam com o que vemos por aí; pequenas fábricas de artesanato, cerâmica do nordeste sendo produzida e vendidas no sudeste, peças artesanais com acabamentos precisos e regulares, enfim todas as características opostas a definição de artesanato.
No livro de Sandra Ramalho de Oliveira, Imagem também se lê, ela cita a questão do artesanto e o caracteriza dessa forma:

“…é personalizado e agrega o valor da ação da mão e da mente do homem.”

Desde o início do ano estamos discutindo o que é design, e muitos pontos já estão bem claros. Mas para fazer uma comparação é necessário esclarecer o que é artesanato.

Dica:
Além do livro Imagem também se lê, na biblioteca da FIT você encontra  Designer não é personal trainer de Adélia Borges que tem um capítulo chamado: “Design e artesanto, um namoro promissor”. Quem se interessar em ler pode esclarecer essa minha dúvida cruel para proseguirmos na discussão se artesanato pode ser ou não design.

•Flávia•

19 pensamentos sobre “O que é artesanato?

  1. Ixi! Estou cheio de dúvidas em relação ao assunto levantado na última aula Flávia… Como distingüir Artesanato e Design?
    Olha só, lendo um pouquinho do texto, começo a achar que nós brasileiros estragamos a definição padrão para artesanato, hein!
    Muito do que vejo exposto por aí é chamado de artesanato, mas vem sendo produzido totalmente em série…

    Gostei da caracterização da Sandra Ramalho de Oliveira para Artesanato: “…é personalizado e agrega o valor da ação da mão e da mente do homem.”

    Mas Design também não pode ser caracterizado assim? Óh dúvida cruel!!!

  2. Penso que o artesanato difere-se do design na sua concepção. Design é projeto e tem para todos os elementos que o compõem uma significação previamente estudada. Artesanato compõe-se de uma experimentação que pode ser aleatória ou advinda de uma familiaridade e/ou semelhança de formato do material a ser utilizado para a realização do produto final ou de uma tradição com habilidades manuais ou cópia de peças que tenham agradado o artesão. Meu posicionamento não é lei, apenas reflexão.

  3. Se um artesão tem um projeto a ser desenvolvido, o designer também está nessa categoria, e pra piorar ambos tem objetivos em comum.

    Mas aí é que está, a confusão é uma questão de ponto de vista, pois para mim o artesão é o cara do comércio, que visa criar projetos interessantes mas apenas visando gerar lucros em cima de sua criação, o que não é o caso do designer que desenvolve projetos específicos de acordo com as necessidades, independente da geração de lucros.

    Então o design é um projeto de adaptação e o artesanato é um projeto de aceitação.

  4. Eu acho que artezanato e uma forma de as pessoa se expresarem.Tabem e criatividade eo poder de imaginação da pessoa.muintos dizem que o artezanato e bestera eu nao acho isso.

  5. Oii Geentee, estou fasendo um trabalho de Historia sobre Revolução Industrial e queria saber ” O que é Artesanato? “será que alguem de vocês poderia me responder? contoo com a ajuda de vocês e Obrigadoo! =)

  6. Penso que todos tem algo para dar e acrescentar uns aos outros. Por isso acredito que a troca de experiência entre designer e artesão podem gerar bons frutos. Concordo com o projeto “velhos práticas, novos conceitos”

  7. Ola boa tarde! gostaria muito de saber, corte e costura tambem pode ser conciderado artesanato???
    obg
    beijossssssssss

  8. A realidade do artesanato no Brasil é bastante diferente da vivida em outros países. Na argentina por exemplo para ser considerado artesanato o trabalho não pode ter, no seu processo de elaboração, o uso de máquinas. Na Espanha idem. Aparentemente aqui acreditamos que o artesanato é fonte de renda para pequenos povoados do interior, virando “cooperativas”, desta forma o valor agregado pela mão do artesão perde-se na padronização do trabalho.
    trabalhos manuais, artesanato e pequenas empresas de fundo de quintal são três coisas completamente diferentes,

  9. Acho que seria interessante você ler
    “Tempos de grossura: o design no impasse”, da Lina Bo Bardi…

  10. Ola!!!
    estou montando um projeto sobre Artesanato para apresentar na facul onde estou cursando 2º de ADM. Esse projeto é muito importante para mim, entao se puderem me ajudar agradeço desde ja. Queria saber de alguns autores sobre esse assunto, estou um poukinho perdida, tenho q cita-los em meu projeto de pesquisa, hehee!!! beijos*//

  11. Olá estou trabalhando um projeto nas penitenciarias femininas, com oficinas de artesanatos, para fundamentar o projeto, busco definições e parâmetros, me apropriei das definições acima, mas gostaria de aumentar minhas possibilidades, se alguém puder me ajudar obrigada

  12. oi eu to com umas duvidas qual e a diferença entre o artesanato e a manufatura?
    e o funcionamento da atividade industrial ?
    quais sao os impactos da atividade industrial?
    vc pode me responder ate hoje ? por favor!!!!!!!!!!!!!!!!

    bjs

  13. Há algum tempo que pesquiso sobre o tema: artesanato & arte, agora entra o termo design. Interessante!
    Eu como artista textil, faço patchwork e bordo especificamente bainhas abertas, digo que crio meus “designs”, ou seja, faço um projeto antes, escolho cores, tecidos, linhas, desenhos, faço os graficos, o material que desejo usar, enfim… faço o trabalho do design e faço minha arte. E vendo minha arte tal qual o design objetiva fazer com seu projeto. Executo meu projeto.
    Artesanato em meu conceito é o que se faz com as mãos, não é industrializado. Vem também de inspiração, e bato pé: meu artesanato é art-design! Assim como tantos outros, e artistas também são as mulheres maravilhosas que criam verdadeiras obras de arte em tecidos.
    Gostei da discussão, muito ajudou no artigo que estou escrevendo. Obrigada.

  14. Ei Flavia,
    atuo nesta área há mais de 10 anos investigando estas fronteiras e aproximações. Gosto de acreditar que artesanato se aproxima mais da arte do que do design. A arte caminhou para a ciência e o artesanato parou na técnica. O design é uma atividade que nasceu para o mercado, sendo que artesanato e arte dialogam mais com a experiência humana e a cultura. O design media ambos para um fim comercial… um ótimo assunto…

Deixe uma resposta

