Pinacoteca

Pinacoteca, originally uploaded by anaFLAVIA.

Um centenário prédio de tijolos à mostra, dentro do decadente Parque da Luz, no centro de São Paulo, é hoje por excelência o endereço cultural do país. Construida pelo arquiteto Ramos de Azevedo, já foi um pensionato artístico, fez parte do Liceu de Artes e Ofícios, abrigou a Escola de Belas Artes e foi até um alojamento militar.

Fui frequentadora assídua da Pinacoteca antes da grande reforma, por ser perto da minha casa e pelo estágio em museu que fiz durante os anos de 1990 à 1993, obrigatoriedade do curso de Desenho de Comunicação da escola que estudava. Era um prédio em ruinas, tinha um cheiro de mofo, de madeira velha, o piso rangia a cada passo que se dava. Mesmo assim o lugar sempre me encantou. Nunca deixei de ir, mesmo podendo frequentar outros museus espalhados pela cidade.  Muitas obras do acervo que tanto analisei para os relátórios do estágio tornaram-se para mim, símbolos da minha descoberta da arte. Reconheço muitas delas em fotos, jornais e revista e logo digo: “Já vi essa obra na Pinacoteca”.

Durante algum tempo ficou fechada para reforma e em 1995, reabriu em grande estilo. Uma dualidade de estilo, o clássico e o contemporâneo, juntos, ocupando o mesmo espaço e em perfeita harmonia. E esse conceito da arquitetura é constante também nas obras expostas no museu, que vão de Rodin (que faz parte do acervo) a Lygia Clark.

A Pinacoteca não possui um site, informações sobre as exposições podem ser encontradas no site da Secretaria de Estado da Cultura. A Pinacoteca possui uma associação: a Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado, que também não possui site. Parece que nesse sentido a Pinacoteca continua no período clássico!

Visite a Pinacoteca, é apaixonante!

•Flávia•

3 pensamentos sobre “Pinacoteca

  1. O fato da Pinacoteca do Estado carecer de divulgação global é algo típico do Brasil. Já estamos acostumados com diversos descasos do mesmo tipo em nosso país. Todo mundo sabe que o caso é muito mais simples do que parece… Mas os interesses de quem governa está muito além da cultura, infelizmente.

  2. Uau! Fico impressionado ao ver esse prédio lendário após sua recente reforma (há pouco mais de 10 anos). Para ser sincero não o conheci antes do ano de 1995, mas a descrição foi suficiente para dar uma noção de como esteve no início da década de 90. Concordo com o post do Elson Di Nardo e acredito que uma hora as coisas vão melhorar. Logo, espero! A Pinacoteca realmente precisa do reconhecimento que ela merece.

  3. Pingback: FIM DE SEMANA COM ARTE, LITERATURA E COMIDA GREGA! « Agenda Cultural de São Paulo | Seja Bem-Vindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s